1º ao 5º ano

Durante os Anos Iniciais, temos como compromisso garantir a alfabetização e o desenvolvimento matemático dos nossos alunos, promover a socialização e a criatividade, estimular o autoconhecimento e contribuir para o desenvolvimento socioemocional das crianças. 

Nossa missão é proporcionar uma base sólida para o aprendizado futuro, construir as bases do conhecimento acadêmico, impulsionar habilidades de leitura, escrita e cálculo, desenvolver competências socioemocionais e estimular a curiosidade e o interesse pelo aprendizado. Empenhados em oferecer um ambiente acolhedor e educativo, com espaços lúdicos que contribuam significativamente para o desenvolvimento integral dos estudantes.

Autonomia e protagonismo

Os alunos são incentivados a assumir um papel ativo no próprio aprendizado, desenvolvendo independência, responsabilidade e confiança para resolver desafios.

Pensamento lógico e criativo

Estímulo ao raciocínio lógico e à criatividade por meio de desafios, projetos interdisciplinares e resolução de problemas de forma dinâmica e investigativa.

Desenvolvimento Socioemocional

Formação de habilidades como empatia, cooperação e autonomia, preparando os alunos para lidar com emoções, relações interpessoais e desafios da vida escolar e social.

Espaços de aprendizagem

Ambientes que inspiram o conhecimento

Na Escola Santa Marina, o aprendizado começa na infância, em ambientes planejados para estimular a imaginação, a socialização e o desenvolvimento integral das crianças.

Cada espaço é cuidadosamente estruturado para proporcionar experiências enriquecedoras e fortalecer o desenvolvimento motor, cognitivo e emocional dos pequenos, tornando suas infâncias um período de descobertas, aprendizado e diversão!

 

LIV - Laboratório Inteligência de Vida

Desenvolvendo habilidades emocionais para o futuro

Acreditamos que a educação vai além do conteúdo acadêmico. Por isso, nosso programa socioemocional, em parceria com o LIV (Laboratório Inteligência de Vida), ajuda nossos alunos a partir do maternal liva desenvolverem habilidades essenciais para a vida, como empatia, resiliência e autoconhecimento.

Com o LIV, nossos alunos aprendem a se conhecer melhor, a valorizar suas emoções e a construir um futuro mais humano e consciente!

Educação financeira

Consumo consciente e planejamento financeiro de forma divertida

Desde a Educação Infantil, as crianças são incentivadas a desenvolver hábitos financeiros saudáveis, como diferenciar necessidades de desejos, planejar pequenos gastos e compreender o impacto de suas decisões. Essas lições contribuem para a construção de uma relação equilibrada com o dinheiro, promovendo responsabilidade e autonomia na vida cotidiana.

SAS Educação - 4º e 5º ano

Desenvolvimento acadêmico com abordagem interativa

O SAS Educação no 4º e 5º ano é um sistema de ensino que visa proporcionar uma aprendizagem mais dinâmica e personalizada para os alunos, ajudando-os a consolidar os conhecimentos adquiridos e a desenvolver novas habilidades. Nesse estágio, os alunos começam a enfrentar desafios acadêmicos mais complexos, e o SAS oferece uma abordagem inovadora que integra atividades práticas, recursos tecnológicos e materiais didáticos interativos, sempre com foco no desenvolvimento integral dos estudantes.

Horários

Manhã

das 7h20 às  12h05

Tarde

das 13h05 às 17h50

Conheça outros de nossos diferenciais

Coordenadora pedagógica:
Adriana Reis Dalava

Formação Acadêmica: Magistério, Bacharel e Licenciatura em Educação Física, graduada em Pedagogia pela Universidade São Judas; Habilitada em Filosofia para o Pensar pelo Centro Brasileiro de Filosofia; Pós graduada em Educação Infantil e Neurociência.

Trajetória na instituição: Docente de Educação Infantil de 2001 até 2011; Orientadora Educacional da Educação Infantil de 2012 até 2014; Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil desde 2014 até o presente momento.

Coodernadora Pedagógica:
Cristiane Lauerti Patini

Formação Acadêmica: Graduada em Pedagogia com especialização em Administração Escolar. Habilitada em Filosofia para o Pensar pelo Centro Brasileiro de Filosofia e Pós-graduada em Psicopedagogia e em Gestão Educacional; Pós – graduanda em psicologia positiva.
Trajetória na Instituição: Docente na Educação Infantil e Ensino Fundamental de 1988 a 2008; Orientadora Educacional de Educação Infantil e 1º ao 5º ano de 2009 a 2012; Orientadora Educacional do Ensino Fundamental – 1º ao 5º ano, de 2013 a 2021; Coordenadora pedagógica do 2° ano 5° ano desde 2022.

Coordenadora de Inclusão:
Fabiana Esteves Pirani

Formação Acadêmica: Graduada em Pedagogia pela Universidade Cidade de São Paulo com habilitação em Administração Escolar, Orientação Educacional e Ensino Fundamental 1; Habilitada em Coordenação Pedagógica; Habilitada em Educação Infantil pela Universidade Paulista; Pós-graduada em Psicopedagogia pela Universidade Cidade de São Paulo; Pós-graduada em Educação Especial e Inclusiva e Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional.

Trajetória na instituição: Docente na Educação Infantil e Ensino Fundamental desde 2000. Coordenadora de Inclusão da Educação Infantil ao Ensino Médio desde 2025.

Orientadora Educacional:
Daniela Di Sessa Tritapepe Marinelli

Formação Acadêmica: Magistério e graduada em Pedagogia com especialização em Orientação Educacional pela Universidade FMU, pós graduada em Psicopedagogia, Neurociência, Gestão e Orientação Educacional.

Trajetória na instituição: Docente do Ensino Fundamental séries iniciais de 2020 a 2024 e Orientadora Educacional da Educação Infantil ao 2º ano desde 2025.

orientadora educacional:
Vivian Concone da Silva

Formação Acadêmica: Graduada em Pedagogia pela Universidade Cidade de São Paulo; Pós graduada em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional; Pós graduada em Educação Especial e Inclusiva; Pós graduada em Intervenção ABA aplicada ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Trajetória na instituição: Docente do Ensino Fundamental I desde 2017; Orientadora Educacional do 3º ao 5º ano desde 2025.

Diretora pedagógica:
Elaine Cristina Lopes Gregório

Formação Acadêmica: Magistério; Graduada em Pedagogia com especialização em Administração Escolar e Orientação Educacional; Habilitada em Filosofia para o Pensar pelo Centro Brasileiro de Filosofia; Pós-graduada em Distúrbios de Aprendizagem pela Faculdade de Medicina do ABC; Pós-graduada em Gestão Educacional Coordenação e Supervisão Escolar; Pós-graduanda em Conciliação e Mediação de Conflitos.

Autora do livro Pedagogia Hospitalar: Novos Rumos.

Trajetória na Instituição: Docente na Educação Infantil e Ensino Fundamental de 1993 a 2004. Coordenadora Pedagógica de Educação Infantil e 2° ao 5° ano, de 2005 a 2012. Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental – 1º ao 5º ano, de 2013 até 2021; Diretora Pedagógica desde 2021.

Amplo Playground
Espaço Artístico
Projeto Robótica
Lab. de Ciências
Culinária
Aula de música
icone-ingles-santa-marina.png

Inglês – 5x por semana

Projeto Robótica/Lego – a partir do Maternal: desenvolve o raciocínio lógico e a iniciação tecnológica.

Natação – Água da piscina aquecida, tratada com ozônio.

L.I.V. “+” – Laboratório Inteligência de Vida – a partir do Maternal: desenvolve habilidades socioemocionais, por meio do trabalho com as emoções básicas: medo, alegria, tristeza, raiva e amor, por meio de autoconhecimento, relacionamento, autorregularão e empatia.

Estagiárias que acompanham os alunos e auxiliam os professores.

Aulas de Música

Educação Financeira

Encontros individuais com os pais

Laboratório de Ciências – aulas acompanhadas por especialista.

icone-salas-de-aula-multimidia-santa-marina.png

Salas de Aula Multimídia

Inglês todos os dias – ao final do 5° ano o aluno poderá estar apto a prestar o exame YLE Movers (Young Learners English) da Cambridge.