Ensino Médio - 1ª a 3ª série

Nosso foco é oferecer uma educação de qualidade que promova o desenvolvimento integral dos alunos do Ensino Médio. Buscamos proporcionar um ambiente educacional estimulante, que valorize a aprendizagem, a criatividade, a autonomia, o pensamento crítico e o respeito mútuo. O objetivo principal é preparar os estudantes para os desafios do ensino superior, do mercado de trabalho e da vida, fornecendo-lhes as habilidades acadêmicas, sociais e emocionais necessárias para prosperar em qualquer área que escolham seguir. Além disso, nos dedicamos a oferecer um suporte abrangente, orientação vocacional e oportunidades de crescimento específicas, auxiliando cada um deles a atingir seu potencial máximo e se tornar um cidadão responsável e engajado.

Coordenador Pedagógico:
Leonardo Wallef de Sousa Rodrigues

Formação Acadêmica: Licenciado em Letras Português e Inglês, Universidade Cruzeiro do Sul; Pós-Graduado em Tecnologias Educacionais para Aprendizagem e EAD, PUC-; Google Certified Educator Level 1; Livre-docência em Instrutor de Treinamento e Desenvolvimento, Senac Brasil; Técnico em Gestão e Negócios, Senac Brasil.

Trajetória na Instituição: Estagiário de Letras em 2019; Monitor de Tecnologia Educacional de 2020 a 2023; Coordenador Pedagógico do 9º ano ao Ensino Médio desde 2024.

Orientadora Educacional:
milene mendonça Furriel nurbegovic

Formação Acadêmica: Formação Acadêmica: Graduada em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; Licenciada em História pela Universidade Nove de Julho; Pós-graduada em Psicopedagogia pela Famosp; Mestranda em Distúrbio da Aprendizagem. 

Trajetória na Instituição: Docente no Ensino Fundamental de 2012 a 2022. Orientadora Educacional do 9º ano ao Ensino Médio desde 2022.

Diretora pedagógica:
Elaine Cristina Lopes Gregório

Formação Acadêmica: Magistério; Graduada em Pedagogia com especialização em Administração Escolar e Orientação Educacional; Habilitada em Filosofia para o Pensar pelo Centro Brasileiro de Filosofia; Pós-graduada em Distúrbios de Aprendizagem pela Faculdade de Medicina do ABC; Pós-graduada em Gestão Educacional Coordenação e Supervisão Escolar; Pós-graduanda em Conciliação e Mediação de Conflitos.

 Autora do livro Pedagogia Hospitalar: Novos Rumos.

Trajetória na Instituição: Docente na Educação Infantil e Ensino Fundamental de 1993 a 2004. Coordenadora Pedagógica de Educação Infantil e 2° ao 5° ano, de 2005 a 2012. Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental – 1º ao 5º ano, de 2013 até 2021; Diretora Pedagógica desde 2021.

Inglês – aulas com turmas divididas por nível de conhecimento – ao final da 2ª série o aluno poderá estar apto a prestar o exame PET (Preliminary English Test) da Cambridge.

Reforço escolar – O aluno pode marcar aulas no período oposto para revisão de conteúdo

Espaço Maker – Laboratório Criativo de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática

L.I.V. “+” – Laboratório Inteligência de Vida – a partir do Maternal: desenvolve habilidades socioemocionais, por meio do trabalho com as emoções básicas: medo, alegria, tristeza, raiva e amor, por meio de autoconhecimento, relacionamento, autorregularão e empatia.

Projeto + Atitude – prática de habilidades sócio emocionais – 9º ano

Simulados preparatórios para provas oficiais e vestibulares

Projeto Olímpico – Participação em Olimpíadas do Conhecimento.

Fórum de Discussão Estudantil

CONHEÇA A VIDA DE SANTA MARINA

Há muitos anos, supõe-se, na segunda metade do século sétimo d.C., na antiga cidade de Bitínia, no oeste da Turquia, próxima à cidade de Constantinopla, hoje denominada Istambul, nasceu Marina, filha de bons pais, dos quais só é conhecido o nome do pai, Eugênio. Ficando órfã de mãe e sendo filha única, foi educada na vida cristã somente pelo pai. Quando era adolescente, um dia, seu pai contou-lhe a intenção de tornar-se monge e para salvar a alma dele, abdicaria de todos os seus bens. Não foi fácil convencer a filha de seu novo projeto de vida, mesmo porque, Eugênio recorria, frequentemente, às citações bíblicas para defender seu próprio ponto de vista. Apesar das lamentações e do pranto de sua filha, ele estava irredutível na sua decisão de entrar para o mosteiro, onde ela não poderia mais viver com ele.
Assim sendo, Marina propôs ao pai que ela também entrasse para a vida religiosa no mosteiro, mas vestida de homem. Eugênio, feliz com a resolução de Marina, vendeu todos os seus bens e os distribuiu aos pobres. Depois de cortar-lhe os cabelos, disfarçando-a como um jovem rapaz, chamou-a, obviamente, de “Marino”, porque, na vida monástica, não era permitida a entrada de mulheres. Marina, depois dos últimos avisos de seu pai, prometeu conservar-se sempre pura para Cristo e nunca ser reconhecida como uma mulher.

A vida monástica
Eugênio e Marina, com esse segredo, ingressaram para a vida monástica. E, assim, o jovem “Marino”, progredia dia a dia, em todos os sentidos, em virtude e empenho espiritual. Os demais monges do mosteiro pensavam que “Marino” fosse um rapaz, mas estranhavam sua voz delicada e a ausência de barba, então, atribuíam isso à exagerada atividade religiosa e à prática de alimentar-se somente a cada 2 dias. Pouco tempo depois, Eugênio morreu. Mas, a filha Marina continuou no empenho severo da virtude monástica. Naquele mosteiro viviam quarenta monges e, todos os meses, um grupo de quatro deles era convidado pelo abade do mosteiro para sair fora do local sagrado e angariar recursos, porque disso dependiam também outros eremitas solitários para sobreviverem naquela região. Na metade do caminho, havia uma pousada, onde os monges, cansados da viagem, tinham a oportunidade de restaurarem-se e de repousarem, assim continuando no dia seguinte a volta ao mosteiro.
Certa ocasião, quando “Marino” já estava com 17 anos, o abade chamou-o para prosseguir junto com eles, já que era perfeito em tudo e, em modo particular, na obediência; propôs-lhe, então, sair a serviço da comunidade monástica. “Marino” obedeceu no mesmo instante à ordem recebida. Saiu junto com outros três companheiros e, durante o trajeto, pararam um pouco na pousada, onde encontraram, casualmente, um soldado.
O acusado inocente
O dono da pousada tinha uma filha, cujo soldado desconhecido, que ali passava, seduziu-a e engravidou-a. Depois que o soldado soube do fato, e para livrar-se da responsabilidade, persuadiu a moça a revelar para seu pai que estava grávida daquele monge jovem e belo chamado “Marino”, que ali tinha estado. Depois de certo tempo, o dono da pousada, percebendo a ilegítima gestação da filha, quis saber a verdade. E ela contou-lhe que o responsável pela gravidez era o jovem monge “Marino”, quando estivera lá hospedado há tempos.
“Marino”, mesmo sendo inocente, não se defendeu da calúnia, suportando como provação divina todas as injúrias. O “jovem monge” foi expulso do mosteiro e viveu à porta do mesmo, deitado no chão, jejuando e implorando a misericórdia divina, recebendo algumas esmolas de mãos bondosas para alimentar, também, a criança.
Depois de três anos, o abade, tocado de compaixão, admitiu “Marino” novamente no mosteiro, impondo-lhe como continuação da penitência, os serviços mais pesados e humilhantes que haviam. Como as atividades eram muito pesadas, e “o jovem” estava muito desgastado com tudo o que havia sofrido, em pouco tempo veio a falecer, por volta do ano 740 depois de Cristo em 18 de Junho.
A revelação
Quando o abade e os monges preparavam o corpo para o enterro, descobriram que se tratava de uma mulher e, portanto, inocente de tamanha calúnia que lhe fora imposta. O corpo da Santa foi sepultado no mosteiro ao som de hinos e salmos invocando a Deus sua pureza e santidade. M
Muitos milagres ocorreram por intercessão de Santa Marina, e, no dia 12 julho de 1230, as suas relíquias foram transportadas para Veneza, Itália, onde são conservadas até hoje, na Igreja Santa Marina Formosa.
E, assim, Santa Marina, exemplo de humildade e fidelidade a Deus, é invocada pelos fiéis como poderosa intercessora diante de Jesus, nos casos de maiores provações, doenças ou calúnias.

Fonte: “Santa Marina di Bitinia”
Antonio Niera
Chiesa di Santa Maria Formosa
Veneza – Itália – 1998

Horários exclusivos para Avaliações

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Encontros individuais com os pais

SAS – Sistema Ari de Sá – Plataforma com conteúdo digital, tecnologia e serviços, estimulando no aluno a autonomia e a construção do pensamento crítico e reflexivo que respeite crenças, valores e diversidade.

Inglês todos os dias – ao final do 5° ano o aluno poderá estar apto a prestar o exame YLE Movers (Young Learners English) da Cambridge.